• Toca Turquesa

Nosso primeiro passo para o minimalismo


Tenho que confessar que sempre me achei minimalista em matéria de coisas e roupas. Até que ano passado me deparei com o livro da Marie Kondo, “A mágica da arrumação”. Li o livro super rapidinho e sugeri pro Gu a mesma leitura. Decidimos juntos então aplicar o método KonMarie no nosso apartamento e a revelação veio a tona: nunca fui minimalista.

Percebemos que tínhamos uma infinidade de coisas que nem lembrávamos que existia e a mágica do “tapa na cara” acontece quando você coloca TODOS os objetos da mesma categoria juntos e percebe o quanto não precisa, por exemplo, de 53 canetas, sendo 17 sem nem funcionar.


Fizemos todo o processo em 2 dias inteiros. Foi bem cansativo, mas a sensação de leveza e espaço livre que sentimos não tem preço.


Mas o que tanto esse método tem de diferente?


Dica número 1

Isso me trás felicidade?

Pra mim, a grande diferença no método konmarie, é a forma com que avalio cada item. Eu sempre pensei comigo mesma durante uma arrumação de armário: será que vou usar essa "brusinha" um dia? As vezes ficava com dó por ser nova, as vezes por ter ganhado de presente... e no final das contas acabava voltando pro armário coisas com a promessa de usar na semana seguinte.


A hora da mágica: Pegue cada pecinha na mão e fale: isso me trás felicidade?

Se a resposta é não, significa que o objeto já cumpriu o seu papel e agora vai trazer felicidade pra outra pessoa.

E importante, na dúvida, não te trás felicidade!


Dica número 2

Nunca organize sua casa por cômodos!

Um dia você arruma o quarto, depois de um mês decide organizar a gaveta da sala e enquanto isso as Tupperwares da cozinha continuam aquela zona que você sempre pensa em arrumar mas tem preguiça. Nesse ciclo que nunca termina, você não sente que suas coisas estão organizadas e a única certeza é que você passará o resto da vida arrumando.

O ideal é que seja feito por categorias, todas as roupas, todos os livros, todos os papéis de uma única vez. Dessa forma você vai realmente ver tudo que você tem daquela categoria e será muito mais fácil reduzir.


Dica número 3

Fazer tudo de uma vez!

Tudo Gabi? O ideal é que sim, porque dessa forma, você realmente vai ver uma transformação na sua casa.

Eu e o Gu fizemos em dois dias inteiros todo o apartamento. Se você tem muita coisa, não desanime, mas faça pelo menos uma categoria inteira por dia e tente não deixar muitos dias se passarem pra finalizar tudo, pois dessa forma você terá a sensação de transformação completa que, te garanto, vale muito a pena. A melhor maneira é já reservar os dias que fará cada categoria e fechar seu calendário pra esse compromisso com você mesmo.


Dica número 4

Fazer a arrumação sempre seguindo essa ordem de categorias:

1) Roupas

2) Livros

3) Documentos e papelada

4) Itens em geral que no livro ela apelida de kumono

5) Itens sentimentais

Essa ordem vai garantir o sucesso do desapego, começando pelos itens mais fáceis, pois se você começar pelas fotos de família, por exemplo, vai demorar 3 dias e não vai desapegar de absolutamente nada.


Resultado

Doamos 584 itens contáveis e mais 8 sacos de lixo grande de papeis e miudezas




Essa foi só uma primeira etapa no caminho minimalista.

E você, acha que essa técnica poderia te ajudar? Compartilhe conosco!

106 visualizações

© 2019 TOCA TURQUESA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round